terça-feira, 15 de agosto de 2023

EG.5: nova variante do coronavírus se espalha rápido no Japão

Apesar de estar se espalhando rápido no Japão, especialistas dizem que há pouca evidência de que a EG.5, ou Eris, cause mais sintomas graves comparada a cepas anteriores do coronavírus

nova variante do coronavírus
Uma outra variante do coronavírus, chamada de EG.5, está se espalhando rápido no Japão, embora especialistas digam que há pouca evidência de que ela cause mais sintomas graves comparada a cepas anteriores que também pertencem à família ômicron.

A EG.5, uma versão que sofreu mutação da subvariante XBB.1.9.2, foi descoberta pela primeira vez em fevereiro e registrada em 51 países, incluindo os EUA, Coreia do Sul, China Austrália, Singapura e Reino Unido, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na semana passada, a OMS designou a EG.5 e suas sublinhagens como “variantes de interesse”, atualizando-as do rótulo “variantes sob monitoramento” que ela designou em julho.

“Coletivamente, evidência disponível não sugere que a EG.5 representa riscos adicionais de saúde pública relativos a outras linhagens descendentes (da ômicron) que estão circulando atualmente”, disse a OMS em sua avaliação inicial de risco.

No Japão e no resto do mundo, cepas XBB – parte do grupo ômicron de variantes – são o tipo mais dominante do coronavírus.

Entretanto, a prevalência da EG.5, chamada de Eris por especialistas da saúde, quase dobrou em julho e contou por 22% dos casos em Tóquio.

O Japão está atualmente no meio do que alguns especialistas chamam de 9ª onda de infecções por coronavírus.

O governo planeja iniciar um novo programa de vacinação em 20 de setembro usando doses contra a cepa XBB.
Fonte: Portal Mie com Japan Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário