segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Novo financiamento promete facilitar compra de casas vazias no Japão

A Orico fará uma parceria com bancos regionais para aprovar empréstimos

compra de casas vazias
A empresa de crédito ao consumidor Orient Corp., conhecida como Orico, vai se associar a mais de 10 bancos regionais em todo o Japão para lançar em outubro um novo serviço de empréstimos focado na compra de casas vazias, informou a agência de notícias Kyodo.

O serviço, chamado "Akikatsu Loan", visa combater o crescente número de casas desocupadas no país, um problema exacerbado pelo envelhecimento da população e a diminuição dos habitantes.

Normalmente, os bancos são relutantes em oferecer empréstimos para a compra de casas vazias devido ao seu baixo valor como garantia. No entanto, a parceria com a Orient permitirá aos bancos contar com a experiência da empresa de crédito para minimizar o risco de inadimplência. Isso tornará mais fácil para os bancos regionais aprovar tais empréstimos.

A Orient também vai trabalhar em colaboração com a empresa de habitação Akiya Katsuyo Co., que oferece um banco de dados online de casas vazias à venda, que foram catalogadas por governos locais.

Após a solicitação de empréstimo, a Orient conduzirá análises preliminares, como renda anual dos candidatos, antes de os bancos regionais oferecerem o financiamento.

Além de serem usados para a compra, os empréstimos também poderão financiar a reforma das casas, tornando mais acessível a aquisição desses imóveis.

Segundo dados do governo, o número de casas vazias pode chegar a 4,7 milhões até 2030 se nenhuma medida for tomada, um aumento significativo em relação aos 3,49 milhões registrados em 2018.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário