segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Gunma: criação da plataforma para facilitar a fixação dos trabalhadores estrangeiros

Com a criação dessa plataforma de suporte pelo governo da província de Gunma, espera-se realizar melhorias para que os estrangeiros queiram fixar residência

trabalhador estrangeiro
O governo da província de Gunma informou, no sábado (5), sobre a criação da Plataforma da Promoção da Normalização dos Empregos para os Estrangeiros de Gunma (ぐんま外国人雇用適正化推進プラットフォーム), com a finalidade de criar um ambiente que facilite a empregabilidade aos residentes vindos de outros países.

Essa plataforma estará ligada aos diversos órgãos competentes, com a finalidade de promover melhorias em relação às más condições de trabalho como as longas horas extras e salários baixos. Também, os órgãos envolvidos poderão atuar prontamente nesses casos.

A intenção é proporcionar um ambiente seguro para que os estrangeiros possam ter um desempenho ativo no trabalho, se estabelecendo nas empresas e indústrias de Gunma, o que levará à revitalização econômica e para que possam ter uma vida com segurança.  

Em 10 deste mês acontecerá a primeira grande reunião, entre o governo, a Delegacia do Trabalho, a sucursal dos Serviços de Imigração de Takasaki, os representantes das pequenas e médias empresas, também da Associação de Desenvolvimento das Habilidades Vocacionais do Japão, da Polícia da Província, das entidades relacionadas aos estagiários técnicos, da embaixada vietnamita e das cidades onde vivem os estrangeiros.

O objetivo desse primeiro encontro é transmitir a situação atual e os problemas já identificados em relação aos órgãos que encaminham os trabalhadores estrangeiros. Além disso, quer incentivar a eliminação desses órgãos que agem de má fé. 

O governo pretende usar as redes sociais para compartilhar sobre as regras de trabalho e de boa convivência nas cidades onde residem, como também das informações de suporte.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW), fechados em outubro de 2022, o total de trabalhadores estrangeiros em Gunma é de 45.112 pessoas, o 11.º mais alto do país.

São 5.526 empresas e indústrias empregadoras e os maiores números de trabalhadores estrangeiros são:

  • 10.532 vietnamitas
  • 8.193 brasileiros
  • 6.004 filipinos

O governador da província de Gunma destacou: “Estamos trabalhando para otimizar o ambiente de trabalho para que os cidadãos estrangeiros a escolham para trabalhar”.
Fonte: Portal Mie com Jomo News

Nenhum comentário:

Postar um comentário