terça-feira, 12 de maio de 2020

Governo considera cancelar estado de emergência de 34 províncias

O governo deverá anunciar ainda esta semana o cancelamento do estado de emergência de 34 das 47 províncias
Cancelamento do estado de emergência

Na segunda-feira (11) o governo entrou na fase de ajustes para o cancelamento do estado de emergência, declarado em 7 de abril, de 34 das 47 províncias do país no próximo dia 14.

Essa declaração foi feita baseada na Lei de Medidas Especiais e o Primeiro-Ministro Shinzo Abe informou “gostaria de ouvir os especialistas no dia 14 e anunciar se é possível cancelá-lo parcialmente”.

A reunião com essa equipe de especialistas acontecerá nessa data, quando serão analisadas as tendências da redução dos novos casos diariamente por província e analisar a prevenção intensiva nas 13 províncias declaradas como de vigilância especial.

As 13 províncias são Hokkaido, Tóquio, Kanagawa, Ibaraki, Saitama, Chiba, Gifu, Aichi, Quioto, Osaka, Hyogo, Ishikawa e Fukuoka.

Há uma tendência a incluir Gifu e Ibaraki para engrossar a lista das 34 províncias por causa da redução da gravidade.

Medidas econômicas adicionais
Abe disse que pretende apresentar o mais rápido possível as medidas adicionais para aprovação na Dieta, as quais incluem apoio aos estudantes universitários em situação difícil, aumento dos subsídios para ajustes de emprego e forma de dar suporte às empresas com dificuldade de pagar aluguel.

O Ministro da Recuperação Econômica incluiu um grupo de economistas na equipe de especialistas sobre prevenção contra o coronavírus para ouvi-los sobre a recuperação econômica diante das medidas preventivas, de forma coordenada.

Também enviou um comunicado para mais de 100 associações empresariais para solicitar a confecção de diretrizes de prevenção e controle da infecção no retorno à produção e expediente.
Fonte: Portal Mie com Sankei, NHK e ANN

Nenhum comentário:

Postar um comentário