quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Governo planeja usar IA para ensinar japonês a crianças estrangeiras

Governo japonês planeja usar IA para ensinar japonês a crianças estrangeiras devido à falta de pessoal e crescente número de alunos necessitando apoio linguístico nas escolas públicas

inteligência artificial
O governo japonês está planejando promover o uso de inteligência artificial (IA) generativa e outras tecnologias digitais para apoiar o ensino da língua japonesa a crianças com raízes estrangeiras, conforme fontes próximas ao assunto revelaram na quinta-feira (14).

Diretrizes devem ser formuladas para utilizar a IA generativa em métodos de ensino eficazes para outras disciplinas além do japonês, em meio à escassez de pessoal que possa lidar com línguas nativas variadas, como português, chinês e espanhol.

O Ministério da Educação planeja incluir as despesas relacionadas em sua solicitação de orçamento para o ano fiscal de 2026, começando em abril próximo, com o objetivo de completar as diretrizes ainda este ano, segundo as fontes.

Cerca de 69 mil estudantes precisam de instrução no idioma japonês
Em maio de 2023, existiam aproximadamente 69 mil estudantes matriculados em escolas públicas de ensino primário, secundário e especial, que necessitavam de instrução no idioma japonês, o maior número desde que a pesquisa começou em 1991, de acordo com o ministério.

Contudo, cerca de 10% dos estudantes não recebem apoio no idioma japonês, seja em sala de aula ou após o horário escolar.

Incorporação de aplicativos de tradução alimentados por IA
O ministério planeja desenvolver um sistema que incorpore aplicativos de tradução alimentados por IA generativa e ensino online nas escolas, visando oferecer educação de alta qualidade independentemente da origem dos alunos.

As diretrizes não apenas delinearão métodos de ensino para japonês e outras matérias, mas também as medidas necessárias para que as escolas aceitem estudantes com raízes estrangeiras.

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia vai realizar pesquisas sobre a colaboração eficaz entre professores, instrutores de língua japonesa e pessoal de apoio ao idioma nativo.

Há também planos para expandir as solicitações de orçamento a partir do ano fiscal de 2025, a fim de subsidiar governos locais na contratação de instrutores de idiomas e pessoal de apoio, bem como realizar programas de orientação para promover a matrícula escolar de crianças estrangeiras que não estão frequentando a escola.
Fonte: Portal Mie com Mainichi

Nenhum comentário:

Postar um comentário