sexta-feira, 9 de outubro de 2015

A corrida pela produção de novas variedades de uva no Japão

uvas japaoA província de Yamanashi, maior produtora de uvas do Japão, está atrás na corrida pelo desenvolvimento de variedades de uva própria da região. As partes envolvidas no comércio em Yamanashi dizem que é fundamental ter um produto diferente das outras províncias, numa era de competição entre as regiões produtoras.

uvas naganoNagano, a segunda maior produtora de uvas do Japão, registrou a variedade Nagano Purple (roxo) em 2004. A variedade assemelha-se com a uva Kyoho pela coloração preta mas não possui semente e pode ser comida sem tirar a casca, como a popular variedade de uva Shine Muscat. Conforme a Divisão de Agricultura e Pecuária de Nagano a uva é fácil de comer e vender, tornando-se uma “arma” dos produtores da província.

No verão deste ano, a uva Ruby Roman, registrada na província de Ishikawa no ano de 2007, virou assunto no quesito uvas super premium. Com um tom vermelho, a uva assemelha-se com a uva Delaware, mas apresenta maior tamanho. Com padrões rígidos de cor, tamanho e teor de açúcar, no primeiro leilão deste ano um cacho foi vendido pela soma de 1 milhão de ienes.

uvas ruby_roman_grapes
Outras províncias, como Okayama, possuem suas próprias variedades. A venda de uma variedade ajuda na renda dos produtores daquela província específica, levando à continuidade do número de produtores. Um exemplo é a província de Nagano, onde muitos produtores que cultivavam a variedade Kyoho mudaram o cultivo para a variedade Nagano Purple.

uvas japan
Por outro lado, o desenvolvimento de uma variedade própria de Yamanashi ocorreu tardiamente. Um dos motivos é o fato da Estação Experimental de Fruticultura de Yamanashi ter sido designada como Estação Experimental nacional do Japão, levando-a a desenvolver variedades de diversas partes do país e não uma específica. No ano de 2006, um novo departamento foi construído e somente em 2013 uma variedade similar da uva Kyoho foi registrada, denominada “Bola preta de Kai”.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário