domingo, 28 de junho de 2015

Onigirazu, conhece? São deliciosos e práticos, e estão cada vez mais populares

onigirazuA comida também está se adaptando a globalização, e foi o que aconteceu com o ‘Onigirazu’. O humilde onigiri (bolinho de arroz japonês), se juntou ao sanduíche, um lanche prático e muito gostoso.

Parece um sanduíche a primeira vista, mas em vez de pão, o recheio é ‘enrolado’ com arroz e algas. O conceito básico do onigirazu ainda é a mesma dos seus ‘pais’ – proporcionar uma deliciosa refeição ou lanche.

onigirazuVários livros de receita de onigirazu já se espalham pelas prateleiras de livrarias em Tóquio. Sua aparência incomum pode ser uma das razões a chamar a atenção. “As cores aguçam o apetite”, segundo Satomi Yao. Pode até ser pelo ritmo agitado da sociedade japonesa de hoje, que tem ajudado a crescer a nova tendência. Mais mulheres no Japão estão trabalhando fora, mas a preparação do alimento permanece em grande parte como responsabilidade da mulher e para elas, o onigirazu acaba sendo uma espécie de ‘heroi’. É uma refeição completa, contendo vegetais, carboidratos e proteínas. Para as mães e até mesmo os pais que precisam fazer o lanche (bentô) das crianças, é muito mais prático.

onigirazuAté mesmo um restaurante de frutos do mar, da cidade de Kobe, a pedidos de um cliente, o gerente Koji Izumi, disse que desenvolveram o onigirazu de presunto, ovo e queijo cheddar, e o Restaurante Chaki está considerando adicioná-lo ao cardápio padrão.

onigirazuModo de preparo: Coloque as algas em um pedaço firme de plástico; espalhe o arroz cozido; acrescente recheios a seu gosto; dobre os quatro cantos da alga em direção ao centro e pressione para baixo para torná-lo firme e uniforme. Corte ao meio e está pronto para servir.

onigirazuEmbora seja muito simples, existe uma dica para lembrar: a quantidade de recheio deve ser adequada, pois a alga tende a rasgar quando sobrecarregada. Apesar do processo de preparo ser simples, alguns aparelhos de cozinha especial dedicada a fazer onigirazu estão disponíveis.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário