terça-feira, 19 de novembro de 2013

Abe quer reduzir as taxas de impostos sobre vendas de alimentos

Governo e aliados irão discutir projeto que beneficiaria as famílias de baixa renda

Shinzo Abe não quer que o novo aumento do imposto prejudique a economa do país O primeiro-ministro Shinzo Abe deu um novo impulso para uma proposta de menores taxas de impostos sobre vendas de necessidades básicas, dando ouvidos ao apelo da aliada coalizão governista Novo Komeito para alívio das famílias de baixa renda do país, revela o Nikkei.

Imposto sobre o consumo no Japão vão subir de 5% para 8% em abril de 2014. Novo Komeito quer introduzir taxas reduzidas para as necessidades diárias, já que em outubro de 2015, iniciará o segundo aumento das taxas chegando a 10%. Os descontos serão destinados principalmente nos alimentos, uma postura comum em vários países europeus que impõem impostos sobre valor agregado. Mas os membros do Partido Liberal Democrático de Abe e o Ministério das Finanças estão olhando a proposta com bons olhos, argumentando que isso iria sacrificar as receitas da segurança social. O LDP e Novo Komeito concordaram no início deste ano para chegar a uma conclusão até dezembro, mas ainda seguem sem definição.

Na segunda-feira , Abe disse para Takeshi Noda, que comanda o painel fiscal do LDP, para ” considerar seriamente ” a ideia do Novo Komeito, tornando-se mais propensos a ganhar força. Noda lembrou Abe dos encargos administrativos que obrigaria as pequenas empresas a decidir exatamente quais itens irão ganhar desconto. As Objeções do painel não mudaram, mas um membro sênior admite: ” A ordem do primeiro-ministro vai ser difícil de ignorar”.

As partes interessadas vão se reunir na quarta-feira sobre o assunto. O Ministério das Finanças vai apresentar um relatório afirmando que necessita de 18 meses de período de indução após as taxas reduzidas que foram estabelecidas por lei.

Para dar tempo suficiente, a legislação pode ter que ir ao parlamento na próxima sessão ordinária, que começa em janeiro.
Fonte: IPC Digital

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