segunda-feira, 10 de junho de 2013

Naruhito e Masako completam 20 anos de casados

Naruhito: "Nos últimos 20 anos, experimentamos muitas coisas como casal e apoiamos um ao outro".

Naruhito e Masako completam 20 anos de casadosO príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, e sua esposa, Masako, comemoram neste domingo o 20º aniversário de seu casamento, enquanto a conhecida como "princesa triste" continua lutando para se recuperar de uma depressão que sofre há mais de uma década.

Através de um comunicado para marcar a ocasião, o herdeiro ao Trono de Crisântemo ressaltou: "Nos últimos 20 anos, experimentamos muitas coisas como casal e apoiamos um ao outro".

Quanto à saúde de sua esposa, diagnosticada há 11 anos de uma depressão induzida por estresse, Naruhito disse que a princesa "está melhorando" e "ampliará suas atividades pouco a pouco, fazendo as coisas que puder enquanto continua com seu tratamento".

Masako, de 49 anos, deixou sua carreira de diplomata para se casar com o príncipe herdeiro em 1993 e há uma década permaneceu praticamente retirada da vida pública devido a uma doença que se acredita possa ser causada pela ansiedade que lhe causa seu status e o protocolo da casa imperial japonesa.

Em julho de 2004 se anunciou pela primeira vez o diagnóstico da doença da princesa, depois de ela ter suspendido todos seus compromissos oficiais em dezembro de 2003.

Masako surpreendeu os japoneses ao participar em abril da cerimônia de entronização de Willem-Alexander e Máxima da Holanda realizada em Amsterdã, em sua primeira viagem oficial em mais de uma década.

No entanto, a princesa não acompanhará Naruhito, de 53 anos, em uma visita à Espanha, no qual o herdeiro percorrerá cinco cidades entre 10 e 15 de junho, por ocasião da abertura do Ano Dual Espanha-Japão, que lembra 400 anos de relações entre os dois países.

Em um encontro com jornalistas esta semana, o primogênito do imperador Akihito, explicou que tinha decidido que Masako não viajaria com ele após consultar sua equipe médica.

Segundo a imprensa japonesa e especialistas na família imperial, a princesa sofre pelo fato de não ter cumprido "as expectativas" de engravidar de um menino que pudesse herdar o trono japonês. Após sofrer um aborto em 1999, Masako deu à luz dois anos depois uma menina, a princesa Aiko.

O casal teve que enfrentar em 2010 um episódio de ansiedade de sua filha, de 11 anos, que fez com que ela deixasse de ir ao colégio, onde voltou recentemente para continuar sua vida escolar.

Durante este período, o príncipe Naruhito dividiu suas atividades oficiais e viagens ao estrangeiro, às quais quase sempre teve que participar sozinho, com o cuidado de sua família.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário