quinta-feira, 1 de março de 2012

Governo do Japão define padrões mais elevados para o cultivo do arroz

Agricultores poderão semear em algumas áreas somente após minuciosa inspeção dos municípios


O Ministério da Agricultura do Japão implantará padrões mais elevados para o cultivo de arroz, informou a NHK. A partir de abril, os produtos alimentícios poderão conter o limite máximo de 100 becqueréis de césio radioativo por quilograma.

Além disso, os agricultores não poderão plantar em lugares onde houve a detecção de arroz com mais de 50 becqueréis de césio radioativo por quilo. Também foi proibido o trabalho em áreas onde foi plantado o cereal que continha entre 100 e 500 becqueréis de césio de por quilo. No entanto, os agricultores poderão semear nessas áreas somente após minuciosa averiguação dos municípios em cada arrozal. Além disso, o arroz será examinado antes do envio para o comércio.

De acordo com a NHK, a autorização foi concedida depois que os agricultores de Fukushima notaram que a adoção de normas exageradamente estritas no cultivo do arroz levassem mais pessoas a agricultura num momento onde a população rural está diminuindo.

O governo manifestou que trabalhará em contato com os municípios para evitar que seja distribuído arroz com níveis de radiação superiores aos limites de segurança estabelecidos.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário