quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Em Gifu, bombeiros usam questionários em português para atender brasileiros

Serviço teve início no mês de setembro. Através do cartão de emergência, os paramédicos têm condições de saber os sintomas do paciente no local da chamada ou a caminho do hospital
Bombeiros da cidade de Gifu carregam questionário em português nas ambulâncias para atender as chamadas de brasileiros. O serviço teve início no mês de setembro. Através do cartão de emergência, os paramédicos têm condições de saber os sintomas do paciente no local da chamada ou a caminho do hospital.

Perguntas como o local da dor ou ferimento são lidas em português através do katakana. Depois de detectar os principais problemas, o paciente é avisado sobre os procedimentos que serão realizados, como estancamento da hemorragia, ou imobilização da fratura, por exemplo.

Os bombeiros também se preocuparam em escrever tudo em português no cartão de emergência, para que deficientes auditivos também possam ser atendidos com esse material. Em 1988, a cidade de Gifu promoveu um evento que atraiu turistas do mundo inteiro, e os médicos estavam preparados para atender os pacientes em diversos idiomas, incluindo francês e até mesmo em árabe.

Esse mesmo serviço foi adaptado para a realidade atual da cidade, que conta com cerca de 8.700 estrangeiros, dos quais aproximadamente 280 são brasileiros, que formam a quarta maior comunidade estrangeira, atrás dos chineses, filipinos e coreanos.

Por esse motivo, o questionário de emergência dos bombeiros, está disponível em cinco idiomas. Nos últimos dez anos, a ambulância da cidade de Gifu recebeu cerca de 1.400 chamadas de estrangeiros, sendo pouco mais de cem chamadas de brasileiros, o que dá uma média de dez casos por ano.

O número pode parecer pequeno, se comparado com os chineses, por exemplo, que usaram o serviço em mais de 600 ocasiões. Mas se o cartão de emergência ajudar a salvar uma única vida, já cumpriu com o seu objetivo.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário