segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Príncipe Hisahito deve assumir funções oficiais próprias e ganha relevância diante do envelhecimento da família imperial

A maioridade marca sua entrada como protagonista na sucessão imperial

príncipe Hisahito
O príncipe Hisahito, filho do príncipe herdeiro Akishino e da princesa herdeira Kiko, deve em breve começar a desempenhar funções oficiais sozinho, após participar, no último sábado (6), de sua cerimônia de maioridade.

Aos 19 anos, o príncipe é o segundo na linha de sucessão ao trono e é visto como peça fundamental em meio ao envelhecimento da família imperial. Atualmente, ele cursa o primeiro ano da Universidade de Tsukuba e, segundo fontes, sua prioridade continuará sendo os estudos. No entanto, já há preparativos para que ele participe de eventos nacionais durante as férias de verão ainda este mês.

Embora a Constituição e a Lei da Casa Imperial não definam de forma clara os deveres dos membros da família, considera-se que a principal função seja apoiar o Imperador. Hoje, o príncipe herdeiro Akishino, de 59 anos, cumpre extensa agenda de compromissos no Japão e no exterior e atua como chefe de 15 organizações.

Segundo o The Japan News, a sucessão imperial enfrenta um desafio significativo, não há outros herdeiros homens além do príncipe Hisahito. Pela lei japonesa, apenas homens podem ascender ao trono, e as mulheres da família imperial devem renunciar ao status real ao se casarem com plebeus, regra que não se aplica aos homens. Com isso, o número de membros da família imperial tende a diminuir nos próximos anos, gerando preocupações sobre o futuro da monarquia no Japão.
Fonte: Alternativa