domingo, 13 de abril de 2025

Expo 2025 começa em Osaka com carros voadores, robôs e outras atrações

O Brasil participa do evento com um pavilhão que reúne cultura, sustentabilidade e tecnologia

Expo 2025 Osaka
A Expo 2025 foi inaugurada neste domingo (13) com a participação de 158 países e regiões, além de 7 organizações internacionais. O evento acontece até 13 de outubro na ilha artificial de Yumeshima, em Osaka, sob o tema “Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas”.

Mesmo sob chuva, o público começou a formar filas já nas primeiras horas da manhã, ansioso para entrar. Os portões foram abertos às 9h, dando início à entrada dos visitantes.

Um dos destaques da abertura foi a apresentação de cerca de 10 mil pessoas que cantaram a Nona Sinfonia de Beethoven sobre o “Grande Anel de Madeira” – a maior estrutura de madeira do mundo, com aproximadamente 2 km de extensão, construída ao redor dos pavilhões de cada país.

A expectativa é que mais de 140 mil pessoas visitem a Expo somente neste primeiro dia, com um público total de 28 milhões durante os seis meses de evento.

Tecnologia de ponta
O verdadeiro brilho da Expo 2025 está, sem dúvida, nas tecnologias de ponta. E entre elas, os meios de transporte do futuro estão roubando a cena.

Na Expo de Osaka de 1970, as atrações eram os carros elétricos e as esteiras rolantes. Agora, 55 anos depois, o público pode ver de perto carros voadores e até fazer testes com robôs de mobilidade.

A empresa SkyDrive, da cidade de Toyota (Aichi), apresentou o modelo “SKYDRIVE SD-05”, um carro voador de três lugares (com um piloto e dois passageiros). Durante um voo de demonstração na quarta-feira (9), o veículo se elevou suavemente no ar, arrancando aplausos da plateia.

Outra atração que deve chamar a atenção pela praticidade e inovação é o robô de mobilidade da Honda, apelidado de “cadeira mágica”: o UNI-ONE.

O dispositivo lembra uma cadeira de rodas, mas com funcionalidades muito mais avançadas. Basta sentar-se e mover o corpo levemente — sem o uso das mãos — para se deslocar em qualquer direção. A velocidade também pode ser ajustada com facilidade.

A Honda planeja iniciar a produção em massa ainda neste ano, o que pode transformar radicalmente o cenário da mobilidade pessoal, oferecendo uma alternativa mais ágil e intuitiva em comparação com as cadeiras de rodas tradicionais.

Destaque brasileiro na Expo 2025
O Pavilhão do Brasil, coordenado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), está pronto para receber mais de 10 mil visitantes por dia e apresentar ao mundo o potencial brasileiro por meio da arte, da cultura e da inovação.

A proposta do pavilhão vai além de exibir as belezas naturais e culturais do Brasil — ele proporcionará uma experiência sensorial única, unindo cultura, sustentabilidade e tecnologia.

“É uma oportunidade estratégica para reforçar nossa imagem global como uma potência em cultura e inovação. Estamos entusiasmados em apresentar um pavilhão que reflete os princípios de inclusão e sustentabilidade, em total alinhamento com as diretrizes do governo brasileiro”, disse Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.

A participação do Brasil é ainda mais simbólica em 2025, ano que marca os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão.

O Japão é hoje o 9º maior destino das exportações brasileiras e o 12º maior investidor no Brasil. Além dos laços econômicos, a forte presença humana e cultural une ainda mais os países: há cerca de 2,7 milhões de nipo-brasileiros vivendo no Brasil e aproximadamente 210 mil brasileiros residindo no Japão.

Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas

Expo 2025
De 13 de abril a 13 de outubro, das 9h às 22h
Local: Yumeshima, em Osaka (clique aqui para ver a localização)
Ingressos: veja preços aqui
Não há estacionamento no local. É possível chegar ao evento utilizando o metrô de Osaka, linha Chuo, até a estação Yumeshima (夢洲駅). Também há linhas de ônibus que partem de vários locais, como as estações de Osaka, Shin-Osaka e outras (veja detalhes aqui).
Fonte: Alternativa