quarta-feira, 13 de novembro de 2024

População com mais de 65 anos que mora sozinha terá aumento nacional até 2050

O número total de lares deve começar a diminuir em todas as províncias entre 2045 e 2050

igual ou superior a 65 anos
O número de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos que moram sozinhas continua aumentando.

A expectativa é que essa demografia forme mais de 20% de todos os lares em 31 províncias e Tóquio até 2050.

O anúncio do Instituto Nacional de População e Pesquisa de Segurança Social na terça-feira (12) contém sua análise mais detalhada.

A organização de pesquisa publicou seu número estimado de lares por província, indicando que o número daqueles de única pessoa idosa aumentará significantemente em áreas de grandes cidades.

Estabilizar locais onde serviços médicos e de cuidados de enfermagem estão disponíveis nessas áreas será um desafio.

A organização analisou o número estimado de lares nível nacional por província com dados publicados em abril.

Ela atualiza as estimativas 1 vez a cada 5 anos. Desta vez, ela usou os resultados do censo nacional de 2020 para partir ao ano de 2050.

O número total de lares deve começar a diminuir em Tóquio e em todas as províncias entre 2045 e 2050.

Estima-se que o número total de lares cairá 5,6% do total de 2020 para 52,61 milhões em 2050.

Desses 52,61 milhões de lares, aqueles com única pessoa formará a maior proporção, a 44,3%. Casais com crianças contarão por 21,5% e casais casados sem filhos formariam 18,9%.

O número de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e lares com única pessoa nessa análise detalhada deve ver um aumento de 46,5% para 10,84 milhões em 2050.

Esse aumento será particularmente notável em áreas urbanas com grandes concentrações de casas.

Na área de Tóquio, esse número deve aumentar a um ritmo que se aproxima de 70% comparado a 2020, ultrapassando de forma significativa a média nacional de 46,9%.
Fonte: Portal Mie com Asahi

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Novo primeiro-ministro do Japão promete reformas políticas, visa pacote econômico

Ishiba prometeu restaurar a confiança pública ao promover reformas políticas e abrandar as preocupações sentidas pela população em meio aos preços em alta

Shigeru Ishiba
O novo primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, prometeu na terça-feira (1º) restaurar a confiança pública ao promover reformas políticas e abrandar as preocupações sentidas pela população no país em meio aos preços em alta, ao esboçar um novo pacote de alívio em uma data próxima.

Ishiba, que foi eleito primeiro-ministro antes no dia, disse que quer aumentar as capacidades de defesa do Japão em um momento quando o ambiente de segurança é severo.

Ele disse que trabalhará para tornar o região do Indo-Pacífico “livre e aberta” ao trabalhar com seu principal aliado que são os EUA e outras nações de mesma opinião.

Shigeru Ishiba, de 67 anos, planeja dissolver a Câmara dos Representantes em 9 de outubro para uma eleição geral no dia 27 do mesmo mês.

Ishiba, que se tornou o 102º primeiro-ministro do Japão, selecionou sua linha de gabinete, a qual foi anunciada pelo secretário-chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi:

  • Ministro das Comunicações e Assuntos Internos: Seiichiro Murakami
  • Ministro da Justiça: Hideki Makihara
  • Ministro de Relações Exteriores: Takeshi Iwaya
  • Ministro das Finanças: Katsunobu Kato
  • Ministra da Educação, Cultura, Esportes e Tecnologia: Toshiko Abe
  • Ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar: Takamaro Fukuoka
  • Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca: Yasuhiro Ozato
  • Ministro da Economia, Comércio e Indústria: Yoji Muto
  • Ministro da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo: Tetsuo Saito
  • Ministro do Meio Ambiente: Keiichiro Asao
  • Ministro da Defesa: Gen Nakatani
  • Secretário-chefe do Gabinete: Hayashi Yoshimasa
  • Ministro da Transformação Digital: Masaaki Taira
  • Ministro da Reoconstrução: Tadahiko Ito
  • Presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública: Manabu Sakai
  • Ministra da Política Infantil: Junko Mihara
  • Ministro da Revitalização Econômica: Ryosei Akazawa
  • Ministro da Segurança Econômica: Minoru Kiuuchi
  • Ministro da Revitalização Regional: Yoshitaka Ito

Fonte: Portal Mie com Mainichi, Nippon, NHK

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Japão inclui novo requisito na inspeção de veículos para obter “shaken”

A medida se aplica a novos modelos lançados a partir de outubro de 2021

inspeção de veículos

O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão informou que a inspeção de veículos para a obtenção da licença obrigatória (shaken) terá o acréscimo de um novo requesito a partir de 1º de outubro.

Devido ao aumento da adoção de tecnologias avançadas de segurança, como freios automáticos e recursos que impedem o carro de sair de uma faixa na pista, há uma necessidade crescente de verificar eletronicamente essas funções.

Com o avanço da tecnologia de automação veicular, falhas em dispositivos de segurança podem causar acidentes, exigindo inspeções regulares.

A partir de outubro, a inspeção de veículos incluirá um teste OBD (On Board Diagnostic), que verifica o funcionamento de componentes eletrônicos, como freios automáticos e controle de emissões. Se forem detectadas falhas, o carro precisará de reparos para ser aprovado na inspeção, segundo o site especializado em veículos Kuruma no News.

A medida se aplica apenas a novos modelos lançados a partir de outubro de 2021 (para veículos importados, a partir de 2022), com algumas exceções para carros japoneses cuja inspeção está prevista antes de setembro de 2024 e para importados com inspeção prevista para antes de setembro de 2025.
Fonte: Alternativa

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Toyota revela data de retomada da produção após escândalo da fraude

A retomada da produção e da expedição dos 3 modelos da Toyota irá tranquilizar os fornecedores de peças que também estão parados

Toyota
A Toyota Motor informou a data para retomar a produção dos 3 modelos de veículos que estão com as linhas e expedição paradas por causa da fraude nas certificações dos modelos: Yaris Cross, Corolla Fielder e Corolla Axio. 

A subsidiária Toyota Motor East Japan, situada em Ohira (Miyagi) está com a produção suspensa desde junho deste ano.

O Ministério de Terras, Infraestruturas, Transportes e Turismo (MLIT) liberou esses 3 modelos em 31 de julho, depois da inspeção in loco. 

Assim, a subsidiária informou que retoma a produção e expedição a partir de 2 de setembro.

“Estamos nos preparando para retomar a produção para que possamos entregar os carros o mais rápido possível aos clientes que esperam”, disse um porta-voz da subsidiária.

Os fornecedores também voltarão à produção para entrega das peças.
Fonte: Portal Mie com KHB

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Arroz ‘resistente a tufões’ se consolida em Tohoku

O arroz estreou em 2011 e se tornou símbolo de recuperação do Grande Terremoto do Leste do Japão, visto que seu crescimento vertical simboliza força e superação

Ten no Tsubu
Tufões têm tomado caminhos incomuns neste ano, avançando em terra no lado do Pacífico de Tohoku, espalhando interesse em uma nova variedade de arroz que pode suportar tais desastres.

O “Ten no Tsubu”, um tipo de arroz desenvolvido pela província de Fukushima ao longo de 15 anos, é conhecido pelo seu caule curto, tornando-o resistente à queda durante passagens de tufões comparado com variedades como a Koshihikari.

“Nunca vi ela cair. Sua resistência a quedas melhora a eficiência no trabalho”, disse o produtor de arroz Masahiro Akasaka.

O arroz estreou em 2011 e se tornou símbolo de recuperação do Grande Terremoto do Leste do Japão, visto que seu crescimento vertical simboliza força e superação.

“Os grãos são grandes e prazerosos para comer. Eu realmente espero que as pessoas em todo o país desfrutem do arroz cultivado aqui em Fukushima”, disse Akasaka.

A estabilidade de produção, mesmo em condições climáticas adversas, levou a um aumento na área de cultivo, tornando-o a segunda maior variedade de arroz na província de Fukushima.
Fonte: Portal Mie com News on Japan, ANN

terça-feira, 30 de julho de 2024

Negócio de eletrodomésticos usados cresce no Japão

A fabricante de eletrônicos Panasonic vende produtos devolvidos ou de amostra que foram reparados e inspecionados

Panasonic
Consumidores no Japão que buscam eletrodomésticos estão cada vez mais optando por produtos usados, visto que os preços dos modelos mais recentes estão os colocando longe do alcance para alguns clientes.

A fabricante de eletrônicos Panasonic vende produtos devolvidos ou de amostra que foram reparados e inspecionados.

Ela oferece 1 ano de garantia em eletrodomésticos e descontos de até 20%.

A Panasonic também aluga os itens através de uma assinatura. Ela está planejando aumentar o número de produtos disponíveis através do serviço.

“Alguns produtos que foram devolvidos devido a defeitos eram anteriormente descartados”, diz Kenichi Miyase da Panasonic.

“Decidimos que precisávamos mudar isso, e é uma das razões principais pelas quais começamos esse negócio, visto que ele ajuda a proteger o meio ambiente”.

O Grupo Hitachi e uma principal varejista de eletrônicos, a Yamada Holdings, também oferecem produtos reciclados para venda.

A Yamada está planejando expandir suas ofertas ao construir sua própria fábrica de reparos.
Fonte: Portal Mie com NHK

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Japão registra o maior número de falências em 10 anos

Segundo a Teikoku Databank em seu relatório online mais recente, o número total de falências de janeiro a junho chegou a 4.887, o mais alto desde 2014

Falências corporativas no Japão
Falências corporativas no Japão aumentaram 22% ano a ano para uma alta de década no primeiro semestre devido a custos em alta, escassez de mão de obra e suporte financeiro em declínio, de acordo com uma pesquisa recente realizada por uma companhia de pesquisa de crédito.

O número total de falências de janeiro a junho chegou a 4.887, o mais alto desde 2014, disse a Teikoku Databank em seu relatório online mais recente.

Por indústria, a de serviços registrou o maior número, a 1.228, seguida pelo varejo com 1.029 e construção com 917, mostraram os dados.

Empresas de pequeno e médio porte foram as mais afetadas durante o período, visto que os chamados “empréstimos zero a zero”, ou aqueles sem juros e sem garantia, fornecidos por instituições financeiras afiliadas ao governo e ao setor privado a fim de lidar com o impacto da covid-19, foram eliminados.

O cenário econômico fica ainda mais complicado com a desvalorização do iene em curso, em meio a preços em alta e crescente falta de mão de obra.

A Teikoku previu que além do fraco consumo pessoal, o número de falências corporativas deve aumentar ainda mais, possivelmente excedendo 10 mil no ano todo de 2024.

Só em junho, um total de 807 companhias japonesas deram início a procedimentos de falência, marcando o 26º mês consecutivo de crescimento ano a ano, segundo o relatório.
Fonte: Portal Mie com Borneo Bulletin

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Lei que prevê multa e prisão a ciclistas bêbados ou usando celular entrará em vigor em novembro no Japão

A medida aborda 113 tipos de infrações, focando principalmente em violações graves que podem levar a acidentes sérios

Lei de Trânsito
A Agência Nacional de Polícia do Japão decidiu que a revisão da Lei de Trânsito, que estipula penalidades por andar de bicicleta sob efeito de álcool e utilizar smartphones ou outros dispositivos eletrônicos durante a condução, entrará em vigor em 1º de novembro deste ano, informou o jornal Asahi nesta quinta-feira (27).

Essa medida, que prevê prisão de até 3 anos ou multa de até 500.000 ienes para ciclistas que pedalam bêbados, foi estabelecida pela revisão da lei aprovada pelo Parlamento em maio.

Além disso, a agência incluirá esses comportamentos perigosos no curso de reeducação para ciclistas infratores reincidentes. A partir de sexta-feira (28), serão coletadas opiniões públicas sobre o assunto.

A lei revisada também introduz um sistema de multas com “bilhetes azuis” para infrações leves cometidas por ciclistas, que será implementado dentro de dois anos. As multas variam de 5.000 e 12.000 ienes. A agência está criando um conselho para discutir a educação em segurança no trânsito para ciclistas, com a primeira reunião marcada para 8 de julho.

Esse conselho inclui governos locais e empresas como a Bridgestone Cycle, e visa elaborar diretrizes para a educação em segurança no trânsito, especialmente para crianças, estudantes e idosos, até 2025. As empresas que promoverem essa educação poderão receber certificados da polícia.

Além disso, a lei revisada especifica que as bicicletas motorizadas com pedais, conhecidas como “mopeds”, serão tratadas como motocicletas, mesmo quando utilizadas apenas com pedais. Essa medida também entra em vigor em 1º de novembro.

A legislação exige que os usuários de mopeds estejam segurados e usem capacetes, porém, o número de infrações, como não usar capacete, aumentou significativamente, com 345 casos no ano passado, mais do que o triplo do ano anterior.

Principais pontos da nova legislação:

  • Infrações: A lei se aplica a 113 tipos de infrações, focando principalmente em violações graves que podem levar a acidentes sérios, como ignorar sinais de trânsito, não parar em cruzamentos e usar o telefone celular enquanto pedala.
  • Idade: Aplicável a ciclistas com 16 anos ou mais.
  • Multas: As multas serão definidas por decreto e variam entre 5.000 e 12.000 ienes.
  • Fiscalização: A fiscalização será intensificada durante horários de pico de uso de bicicletas, como antes e depois do horário escolar e de trabalho, e em áreas com alta incidência de acidentes.

Motivos para a introdução do “bilhete azul”:

  • Aumento de acidentes: Embora o número total de acidentes de trânsito tenha diminuído, os acidentes envolvendo bicicletas aumentaram pelo segundo ano consecutivo, atingindo quase 70.000 casos no ano passado.
  • Falta de atenção dos ciclistas: Em mais de 73% dos casos de acidentes graves, foi constatado que os ciclistas cometeram infrações como desatenção, ignorar sinais de trânsito e não parar em cruzamentos.

Exemplos de infrações:

  • Ignorar sinais de trânsito.
  • Não reduzir a velocidade ao trafegar em calçadas permitidas.
  • Não parar em cruzamentos obrigatórios.
  • Usar o celular enquanto pedala.
  • Trafegar no sentido errado da via.
  • Pedalar em áreas onde é proibida a circulação de bicicletas.
  • Cruzar passagens de nível com a cancela abaixada.
  • Andar com bicicleta sem freios funcionando.
  • Pedalar segurando guarda-chuva ou usando fones de ouvido.

As infrações particularmente graves, como pedalar embriagado ou de forma perigosa enquanto usa o celular, continuarão a ser punidas com o “bilhete vermelho”, que implica sanções criminais.

A condução usando celular, por exemplo, será punida com até seis meses de prisão ou multa de até 100.000 ienes. Caso essa conduta cause perigo real, a pena será de até um ano de prisão ou multa de até 300.000 ienes. A condução sob efeito de álcool será punida com até três anos de prisão ou multa de até 500.000 ienes.
Fonte: Alternativa

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Com aumento de estrangeiros, escola em cidade no Japão testa nova ferramenta de tradução

Uma ferramenta a qual permite que professores exibam suas falas traduzidas em tempo real foi introduzida pela 1ª vez no país pelo conselho educacional de Kobe

pocketalk kobe
Com o número de crianças e adolescentes de nacionalidade estrangeira no Japão crescendo rapidamente, uma ferramenta a qual permite que professores exibam suas falas traduzidas em tempo real foi introduzida pela primeira vez no país pelo conselho educacional de uma cidade na província de Hyogo.

De acordo com o Conselho Educacional Municipal de Kobe, o número de estudantes de nacionalidade estrangeira aumentou em 40%, de aproximadamente 1,2 mil no ano acadêmico de 2015, para cerca de 1,7 mil no de 2024.

Desses, o número de crianças e adolescentes que precisava aprender a língua japonesa aumentou 70%, de 368 para 657.

Além de instrução em língua japonesa por professores, funcionários de apoio capazes de se comunicar nos idiomas nativos dos estudantes estrangeiros vêm ajudando os alunos.

Entretanto, com o número de estudantes aumentando em cerca de 10 todos os meses, tem sido um desafio para a escola lidar com aulas quando funcionários de suporte não estão disponíveis.

A Pocketalk Corp. com sede em Tóquio, lançou a primeira versão de seu dispositivo de tradução Pocketalk em 2017 e continuou com o desenvolvimento de outras para uso em reuniões ou eventos e para interpretação simultânea.

A versão “para escola” lida com 74 línguas. O sistema combina interpretação em tempo real e funções de conferência, e palavras são faladas no microfone e exibidas com a língua original e traduzidas em texto lado a lado no computador, facilitando o uso na sala de aula.

Com início em maio deste ano, o sistema está sendo fornecido em uma base de teste para estudantes do 4º ano e mais velhos em 19 escolas do primário e ginásio e outras instalações dentro de Kobe.

Enquanto em uso, aspectos como a maneira que ele é usado e áreas para melhorias estão sendo estudadas.

A ferramenta Pocketalk direcionada para educação será usada por 4 meses, tempo o qual a condição de aquisição dos estudantes será revisada, ajudando a melhorar suas habilidades em língua japonesa e apoiar suas vidas escolares.
Fonte: Portal Mie com Mainichi

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Kameyama lança boletim mensal em 10 idiomas através do app

Sendo um app, o Jornalzinho de Kameyama que era em PDF poderá ser visualizado através do smartphone ou tablet

Jornalzinho de Kameyama
Para ficar por dentro das notícias da cidade de Kameyama (Mie), era preciso baixar o Jornalzinho em PDF

A prefeitura resolveu inovar para que todos os residentes estrangeiros possam ler o Jornalzinho de Kameyama, publicado todo o dia 1.º de cada mês, online, através do Catalog Pocket. Essa nova versão começa em junho.

Além do texto original em japonês ser traduzido para 10 idiomas, também suporta leitura automática de voz, incluindo o português.  

Para ver as instruções, como baixar o app e fazer um cadastro rápido, clique aqui. Serve para tablet e smartphone.
Fonte: Portal Mie

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Toshiba anuncia plano de cortar 4.000 empregos no Japão

O objetivo da empresa é aumentar o lucro operacional em cerca de 10 vezes em três anos

Toshiba
A Toshiba anunciou na quinta-feira (16) seu plano de gestão de médio prazo até o ano fiscal de 2027, o que inclui corte de custos e redução de até 4.000 funcionários no Japão, além de investimento dos fundos economizados em áreas de crescimento, informou o jornal Yomiuri.

O objetivo da empresa é aumentar o lucro operacional em cerca de 10 vezes em três anos, mas esse plano é considerado desafiador.

No final do ano passado, a Toshiba se tornou uma empresa não listada na bolsa de valores, sob o controle de um consórcio liderado pelo fundo de investimentos Japan Industrial Partners (JIP). O presidente Taro Shimada destacou que a redução de pessoal é uma decisão difícil, mas necessária para garantir o futuro da empresa.

A meta de reduzir 4.000 funcionários representa 6% dos 66.000 empregados no Japão. A empresa planeja absorver subsidiárias-chave na sede, focando nos departamentos indiretos como administração e contabilidade, oferecendo aposentadoria antecipada para funcionários com mais de 50 anos.

Até o final de setembro de 2025, a sede será transferida de Tóquio para Kawasaki (Kanagawa), visando melhorar a eficiência e reduzir custos. Os recursos economizados serão investidos em áreas como negócios digitais, energia e semicondutores.

Os resultados financeiros recentes da Toshiba são desafiadores, com queda nas vendas e no lucro operacional. O plano de gestão prevê um aumento de 14% nas vendas e uma margem de lucro operacional de 10,1% até 2027, exigindo uma grande eficiência.

No entanto, as áreas de crescimento enfrentam forte concorrência e incertezas tecnológicas. A Toshiba também precisa lidar com a obrigação de reembolsar um empréstimo de 1,4 trilhões de ienes.

Especialistas apontam que a redução de custos levará tempo para mostrar resultados e que os investimentos em energia e semicondutores são significativos, tornando o crescimento um desafio enquanto a dívida é paga.
Fonte: Alternativa

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Impacto no bolso é grande com a atual situação econômica no Japão

O fardo para uma família no Japão será elevado se o atual quadro econômico não mudar

yen
A valorização do dólar americano, o aumento de preços do petróleo (e consequentemente de seus derivados) e a média Nikkei que está variando para baixo, são o retrato econômico atual do Japão, por causa de influências externas também.

A moeda japonesa ainda mais desvalorizada, chegando a ¥155 por dólar americano, preocupa os investidores. Além disso, o conflito no Oriente Médio afeta o preço do barril de petróleo, o qual é pago em dólar. Portanto, quanto mais o iene enfraquece, mais é preciso desembolsar.

Se os preços do petróleo bruto continuarem a subir, existe o risco de aumento dos custos de importação de energia pressionar o desempenho das empresas nacionais, criando um ciclo vicioso que fará com que os preços das ações caiam ainda mais. 

Gás e energia elétrica deverão ficar mais caros
O governo deverá deixar de subsidiar os custos do gás e da eletricidade em junho. Em maio o subsídio atual será reduzido pela metade. Assim, os consumidores arcarão com o valor cheio, afetando o orçamento doméstico.

Uma família, supondo que seja de 4 pessoas, irá passar a pagar 1,4 mil a mais na conta de energia elétrica e ¥450 a mais na conta do gás. Mas, o aumento da eletricidade já vai ser visível na fatura de abril, de cerca de 800 ienes, por causa da elevação da taxa para a promoção da difusão da energia renovável.

Em relação aos combustíveis como a gasolina, por exemplo, o governo continuará com o subsídio para aliviar a carga ao consumidor final. 

Se os fabricantes de diversos produtos, que usam derivados de petróleo, resolverem repassar o custo ao consumidor final, é possível que sejam aumentados os preços de inúmeros itens do dia a dia, que usam embalagens plásticas e outros materiais.

Desembolso de mais de 100 mil ienes
Ao fazer um cálculo simples, se o câmbio continuar nesse patamar nunca visto nos últimos 34 anos, se o barril do petróleo continuar subindo, se os alimentos continuarem caros, cada família terá que desembolsar mais de 110 mil ienes por ano para manter o orçamento doméstico.

O índice de preços ao consumidor de março subiu 2,6%, porque os alimentos – incluindo carnes, pescados, hortaliças e produtos alimentícios – estão com preços mais elevados em 4,8%, em pelo menos 107 itens.

Diante dessa situação, quem arca com o fardo é consumidor final. Para manter o mesmo padrão de vida terá que ter habilidades para reduzir os gastos em compras de artigos considerados supérfluos.
Fonte: Portal Mie com FNN

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Yamato vai expandir opção de deixar encomendas na porta de casa sem necessidade de presença

Cerca de 11% das entregas não são efetuadas na hora pelo fato de não haver ninguém em casa

Yamato Transport
A Yamato Transport anunciou nesta segunda-feira (8) que, a partir de junho deste ano, expandirá a opção que permite deixar as encomendas na porta de casa ou em outros locais específicos, sem a necessidade de presença ou contato com o entregador, informou a emissora NHK.

Essa opção estará disponível para 56 milhões de pessoas inscritas no serviço da empresa.

Os tipos de pacotes que podem ser deixados na porta ou em outros locais incluem o Kuroneko Yamato e o Kuroneko Yamato Compact, que é focado em pequenas encomendas.

A partir de junho, as pessoas poderão escolher esta opção de entrega diretamente de uma notificação em seus smartphones.

Até agora, a opção de deixar o pacote na porta de casa estava limitada a compras de alguns varejistas online específicos.

Durante uma coletiva de imprensa, Ryo Kubota, chefe do departamento de produtos e serviços da Yamato, mencionou que a expansão visa atender à crescente demanda por entregas no local escolhido, além de ajudar a resolver vários problemas na indústria de logística, como a escassez de motoristas.

De acordo com uma pesquisa do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo realizada em outubro do ano passado, cerca de 11% das entregas não são efetuadas na hora pelo fato de não haver ninguém em casa, e os motoristas precisam voltar uma ou mais vezes para concluir o serviço.

O governo estabeleceu a meta de reduzir essa taxa para cerca de 6% no ano fiscal de 2024, devido ao alto ônus que os retornos representam para os entregadores.
Fonte: Alternativa

quinta-feira, 28 de março de 2024

Uber Eats do Japão fará entrega de remédios com receita médica

A empresa se associou a quatro instituições médicas, incluindo duas que fornecem sistemas para consultas online

Uber Eats do Japão
O Uber Eats do Japão, que normalmente leva refeições prontas a seus usuários, iniciará um serviço de entrega de medicamentos prescritos em todo o país, informou a agência de notícias Kyodo nesta quinta-feira (28).

A empresa se associou a quatro instituições médicas, incluindo duas que fornecem sistemas para consultas online, e redes de farmácias, permitindo que os entregadores do Uber Eats transportem medicamentos de hospitais e farmácias diretamente para as residências dos pacientes.

O serviço será implementado gradualmente, conforme as instituições médicas finalizem os preparativos necessários.

As quatro instituições envolvidas são Medley e Ai-Med, de Tóquio, que oferecem consultas médicas online, o sistema de farmácias Okapi, na capital japonesa, e a Oga Pharmacy, que opera drogarias e farmácias de manipulação, principalmente na província de Fukuoka.

Os pacientes poderão fazer somente pedidos de medicamentos previamente prescritos, utilizando aplicativos fornecidos pelas instituições médicas, que por sua vez coordenarão as entregas com o Uber Eats.
Fonte: Alternativa

sexta-feira, 15 de março de 2024

Empresa japonesa cria tomates com água do mar

Empresa japonese que cria vegetais “sem água” desenvolve método de produzir tomates na água salgada

tomates na água salgada
Há uma estufa agrícola trabalhando em um projeto de cultivo inovador bem próximo à Praia de Kokufu Shirahama, um famoso ponto de surfe na cidade de Shima (Mie). À primeira vista, os tomates que crescem na estufa parecem tomates comuns, mas eles foram criados com água salgada, que é uma mistura da água do mar diluída com água da chuva.

Shohei Toyonaga, CEO da venture POMONA FARM, desenvolveu uma tecnologia que permite que as plantas absorvam água do mar. Ele está trabalhando em novas pesquisas agrícolas com foco na água, já que a água doce está cada vez mais difícil de ser obtida em muitas partes do mundo devido ao aumento do nível do mar e a outros fatores.

Em sua fazenda na cidade de Taki, na província de Mie, Toyonaga também usa um método de cultivo de vegetais que desafia o senso comum. Trata-se de uma iniciativa para cultivar vegetais não com água, mas com “umidade”.

As técnicas de cultivo de Toyonaga são todas incomuns, mas a qualidade é garantida. Seus produtos são usados em hotéis e restaurantes famosos e estão ganhando popularidade.

No ano passado, o Japão teve o verão mais quente da história, mas a mudança climática não é um problema apenas do Japão. Até mesmo o principal secretário-geral da ONU, António Guterres, conclamou o mundo a reforçar suas medidas, dizendo que a era do aquecimento global acabou e que a era da ebulição global chegou.

Diante desse cenário, Toyonaga lançou um novo projeto. O desafio é criar um sistema que permita uma agricultura estável usando energia renovável, mesmo no calor da chamada “era da ebulição”.

“Meus colegas agricultores perderam todas as suas mudas, e há cada vez menos lugares no arquipélago japonês produzindo até mesmo os tomates de verão”, comenta o empresário.

A equipe foi formada com a Yazaki Energy Systems, uma fabricante de equipamentos de ar-condicionado e outros produtos na cidade de Hamamatsu (Shizuoka). Eles estão trabalhando em um projeto para cultivar morangos em uma estufa construída em um canto da fábrica e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de energia.

Neste inverno, houve mudanças bruscas de temperatura, mas os morangos floresceram mais rápido do que o esperado. Toyonaga também expressou seu alívio, dizendo: “Ultrapassamos um grande obstáculo. Depois de mais um mês, vários morangos vermelhos brilhantes cresceram. O sabor e o aroma também parecem ser excelentes“.

O consumo de energia foi reduzido com sucesso para um terço do consumo em fazendas.

Mesmo na era da “ebulição global”, um novo tipo de agricultura está florescendo para dar cor à mesa de jantar.
Fonte: Portal Mie com CTV

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

‘Bolha dos semicondutores’ agita cidade em Kumamoto

Com a instalação da TSMC em Kikuyo, a cidade está mudando rapidamente e as pessoas estão sendo atraídas pelos salários fora do normal

Taiwan Semiconductor Manufacturing Company
Uma “bolha de semicondutores” surgiu por conta da instalação da indústria Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), na cidade de Kikuyo (Kumamoto), inaugurada em 24 deste mês.  

A primeira das duas fábricas tem 4 andares acima do solo e 2 subterrâneos, com área do tamanho de 4 Tokyo Dome. As instalações são extremamente limpas e o local foi escolhido por causa da qualidade da água.

Afinal, os chips de 12 a 28 nanômetros, voltados para a indústria automobilística e de eletrônicos, requerem limpeza absoluta. São 4 mil semicondutores microscópicos que cabem no tamanho da largura de um único fio de cabelo. No processo de fabricação, o maior inimigo é a poeira e a sujeira. Por isso, a água subterrânea, filtrada, ultrapura, é usada nessa limpeza.

Salários surreais para a pequena cidade 
A cidade de Kikuyo tem uma população de 43.885 pessoas, segundo os dados da prefeitura, fechados em 31 de janeiro deste ano. O salário mínimo da província é de 898 ienes a hora. Mas isso já parece coisa do passado.

Segundo relatos de alguns trabalhadores dessa fábrica, o salário por hora é muito maior do que o mínimo, chegando a pelo menos 2 mil ienes a hora.

Uma mulher que fazia compras em um supermercado contou que seu marido está trabalhando em uma empresa ligada à TSMC e que seu salário quase triplicou. Tanto que encontraram um terreno bom e com preço melhor ainda, de 2 milhões de ienes, na cidade e já compraram para construir a casa.

O salário de um arubaito de auxiliar na cozinha de uma empresa também ligada, passou a ganhar mais de 1,3 mil ienes a hora, sendo que o controlador de materiais está ganhando no mínimo 1,9 mil ienes, o que era inimaginável antes da TSMC começar a construir.

As casas noturnas chamadas de snack estão faturando como nunca e as hostess também estão muito satisfeitas.

Empresas de fora indo para Kikuyo
Há muitas empresas de outras províncias se instalando na cidade para atividades de suporte a TSMC, como uma de Mie, que contratou 150 funcionários e está oferecendo treinamento.

Novas 1,1 mil vagas abriram para diversos níveis na cidade. Os com formação superior e que falam inglês serão treinados em Taiwan, com salários inimagináveis para a cidade. 

Além dos japoneses, inclusive de outras províncias, são esperados os vietnamitas que irão trabalhar nas empresas coligadas ou até na própria TSMC.

Bolha imobiliária e os desafios
Além disso, está ocorrendo um rush para a construção de hotéis e prédios para servir de acomodação e residência aos funcionários da TSMC que já vieram ou ainda estão para chegar de Taiwan. Também das pessoas que chegam de outras províncias. Por isso, os valores dos terrenos já multiplicaram de preço.   

A maior indústria do mundo em semicondutores está agitando o que era uma cidade pacata. Os bancos, os supermercados, comércio, pessoas novas chegando, inclusive de Taiwan, com suas famílias; equipamentos pesados para a construção civil podem ser positivos mas também surgem os desafios.

Por exemplo, é previsto congestionamento de veículos em torno da nova fábrica, escolas para acomodar todas as crianças (incluindo as estrangeiras) que estão chegando, assegurar pessoal qualificado para trabalhar com semicondutores e também na construção civil em ritmo acelerado, sem falar no custo de vida da cidade que já não tem a calmaria de antes.
Fonte: Portal Mie com NHK, JNN, FNN e pref.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Número de nascimentos no Japão cai 5,8% e atinge mínima histórica, mostra estimativa

Há também uma previsão de que os casamentos devem voltar a cair no país

nascimentos no Japão
O Instituto de Pesquisas do Japão compilou uma estimativa indicando que o número de crianças nascidas no ano passado no país atingiu uma mínima histórica de 726.000 desde o início das estatísticas, informou a emissora NHK.

Esta estimativa baseia-se nos dados do número de crianças nascidas de janeiro a setembro do ano passado, divulgados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, projetando que o número total de nascimentos no ano seria o mais baixo desde 1899, com uma redução de aproximadamente 40.000 bebês, ou 5.8%, em comparação com o ano anterior.

Além disso, a taxa de fertilidade, que indica o número médio de filhos que uma mulher terá ao longo da vida, provavelmente cairá para cerca de 1,20.

Há também uma previsão de que o número de casamentos, que havia aumentado pela primeira vez em três anos em 2022 para 504.930 casais, diminuiria em 5,8% no ano passado para 476.000, marcando um retorno à tendência de declínio.

Takumi Fujinami, pesquisador sênior do Instituto, analisou que a instabilidade no emprego causada pela pandemia levou algumas pessoas a desistirem ou adiarem o casamento, o que, após dois ou três anos, está impactando o número de nascimentos.

Ele aponta que o aumento do número de mulheres trabalhando não aliviou o fardo doméstico sobre elas, o que pode estar levando a uma hesitação em ter filhos.

Fujinami enfatizou a necessidade de uma mudança de mentalidade para promover a igualdade de gênero no trabalho e em casa, argumentando que as mulheres ainda carregam um fardo desproporcional em casa devido a disparidades salariais e a prevalência de empregos não regulares. Ele acredita que criar um ambiente de trabalho mais inclusivo é essencial para aumentar a taxa de natalidade.
Fonte: Alternativa

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Seven-Eleven começará a operar lojas de conveniência no Japão ‘sem funcionários’

A rede está visando abrir lojas automatizadas em locais onde vinha sendo difícil operar no passado, como em condomínios e dentro de fábricas

Seven-Eleven Japan
A Seven-Eleven Japan, a maior rede de lojas de conveniência do país, começará a operar na primavera pequenos estabelecimentos sem quaisquer funcionários principais, soube o site Asia Nikkei.

A medida marca um momento decisivo para a indústria varejista do Japão, a qual está enfrentando uma grave escassez de mão de obra.

A rede está visando abrir lojas automatizadas em locais onde vinha sendo difícil operar no passado, como em condomínios e dentro de fábricas. Pagamentos por meio de smartphone serão usado para otimizar operações.

A Seven-Eleven começará a abrir lojas automatizadas em Tóquio e em outras áreas.

Ela já opera algumas lojas experimentais do tipo em Tóquio e Osaka e iniciou negociações com cerca de 20 companhias que estão interessadas em instalar lojas em seus locais.

Além de condomínios na central de Tóquio, a companhia está considerando substituir refeitórios em fábricas e institutos de pesquisa, os quais estão fechando devido a escassez de mão de obra e inflação.

As lojas serão operadas por um único funcionário, o qual será responsável por tarefas como estocar produtos e receber pedidos.
Fonte: Portal Mie com Ásia Nikkei

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Previsão do tempo a partir de fevereiro e também do florescer da sakura

A previsão meteorológica de fevereiro a abril indica que poderá ser mais quente do que o normal, mas também uma frente fria que causará neve

sakura someiyoshino
Na terça-feira (23), a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou a previsão do tempo entre fevereiro e abril. E, consequentemente, explicou sobre as flores das cerejeiras (sakura) da variedade mais popular, a Someiyoshino.

Segundo a AMJ, as temperaturas tenderão a ser mais elevadas em todo o país, sendo que a chuva e a neve deverão ser iguais ou ligeiramente superiores ao normal.

“Não esperamos temperaturas extremamente altas como no ano passado. Não podemos imaginar uma floração recorde da sakura“, disse Takafumi Umeda, diretor do Centro de Informações sobre Condições Meteorológicas Anormais da AMJ.

A cerejeira Someiyoshino costuma florescer por volta de 24 de março em Tóquio, mas por causa das condições climáticas, tem florescido mais cedo, como aconteceu no ano passado, 10 dias antes, pela primeira vez na história.

Segundo Umeda, “não consigo imaginar que aconteça um recorde este ano”.

Portanto, se tem amigos e parentes no Brasil que querem vir ao Japão para ver as belas flores de cerejeira, é possível que floresçam na época considerada normal.

Com essa informação pode programar seus passeios e viagens para apreciar essa beleza efêmera das cerejeiras.

Como fica o tempo nos próximos 3 meses
Em relação às áreas afetadas pelo Terremoto da Península de Noto, a previsão é de temperaturas mais elevadas do que o normal, mas existe a possibilidade de uma chegada temporária de uma frente fria, entre fevereiro e março. Com a neve, é possível que mais edificações possam desabar por causa do peso dela. “Existe essa possibilidade”, alertou.

Prevê-se que as temperaturas sejam mais elevadas nos próximos três meses, podendo ser particularmente altas entre o final de janeiro e início de fevereiro. Se isso acontecer, as pessoas que moram em áreas com acúmulo de muita neve precisam ter cuidado com as avalanches.
Fonte: Portal Mie com ANN

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Novos adultos celebram Dia da Maioridade com quimonos, ternos e fantasias

O governo informou que neste ano 1,06 milhão de novos adultos estavam aptos a celebrar a data

Dia da Maioridade
Milhares de japoneses celebraram nesta segunda-feira (8) o Dia da Maioridade, quando se tornaram adultos. Como manda a tradição, as mulheres se vestiram com belos e caros quimonos, e os rapazes foram comemorar com ternos. Mas alguns no sul do Japão decidiram fugir do lugar comum e vestir algo bem diferente, publicou o Japan Today. 

A maioria dos novos adultos prefere comemorar a data na Disney em Tóquio ou em outros locais populares, para estarem com seus amigos e tirarem muitas fotos. 

Para se ter uma ideia da importância da data, no Yokohama Arena, província de Kanagawa, foram realizadas três cerimônias, atraindo 35 mil participantes. 

No ano passado, o governo alterou o Código Civil, passando a idade adulta de 20 para 18 anos, alterando a definição legal de adulto pela primeira vez em mais de 140 anos, abrindo novas liberdades e responsabilidades para maiores de 18 e 19 anos.

O Ministério da Administração Interna e Comunicações informou que em 1º de janeiro havia cerca de 1,06 milhão de pessoas (550 mil homens e 520 mil mulheres) aptos a celebrar o Dia da Maioridade, uma diminuição de 60 mil em relação ao ano passado.

Estilos diferentes
Uma das maiores cerimônias do dia foi realizada no Kitakyushu Media Dome, em Fukuoka, com a presença de cerca de 8 mil novos adultos.

Entre os que participam da celebração em Kitakyushu, na província de Fukuoka, uma jovem preferiu usar alguns adereços relativos à personagem Hello Kitty, ao mesmo tempo em que agradeceu todo apoio dado por sua mãe. 

Já alguns rapazes preferiram ir além do terno sóbrio, vestindo quimonos que eram verdadeiras fantasias, tendo cabelos no estilo topete, ainda assim bastante coloridos. 

Outro novo adulto preferiu vestir algo que tivesse como tema peixes. Ele explicou que seu pai sempre tocou uma peixaria, onde ele próprio o ajudava. Tanto é que abriu um comércio nessa área, em agradecimento ao pai por ensiná-lo a trabalhar no manejo de peixes.
Fonte: Alternativa