terça-feira, 30 de novembro de 2021

Economia do Japão deve se recuperar do impacto da pandemia nos próximos meses, diz BOJ

A equipe do Banco do Japão revisará a política monetária na terceira semana de dezembro

Economia do Japão
O presidente do Banco do Japão (BOJ), Haruhiko Kuroda, expressou na segunda-feira (29) confiança de que a economia do país irá superar o impacto da pandemia de coronavírus nos próximos meses, devido ao grande progresso feito na vacinação da população.

"Tenho certeza de que a economia japonesa superará o impacto da Covid-19 nos próximos meses e estará em uma fase de recuperação e crescimento dentro de alguns meses", disse ele em um fórum do Paris Europlace.

Kuroda fez os comentários antes de ler um discurso preparado sobre finanças verdes, ressaltando a intenção do banco central japonês de comunicar aos mercados seu otimismo em relação à terceira maior economia do mundo.

O BOJ se reunirá para revisar a política monetária nos dias 16 e 17 de dezembro. 

O banco não deve realizar mudanças e pode decidir se prorroga um conjunto de programas de empréstimos para alívio da pandemia além do prazo final de março de 2022.

O Japão ficou atrás de outros países avançados na recuperação do impacto da pandemia, já que as restrições do estado de emergência, para combater o vírus, pesaram sobre o consumo.
Fonte: Alternativa com Reuters

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Honda reduz perspectiva de lucro em 15% em meio à escassez de chips

A Honda cortou seu plano de vendas de veículos para 4,2 milhões de unidades

Honda
A Honda Motor Co. cortou sua previsão de lucro para o ano todo em 15% nesta sexta-feira (5), para 660 bilhões de ienes, com a escassez global de chips forçando-a a cortar a produção de veículos.

Como outras montadoras, os planos de produção da Honda foram atingidos pela escassez, com a produção global em setembro caindo 30% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na quinta-feira (4), a rival Toyota Motor cortou sua meta de vendas para o ano inteiro e alertou que a falta de semicondutores ainda representa riscos para seus planos de produção anual.

A previsão da Honda, que foi reduzida duas vezes desde agosto, é inferior à previsão média de 764,5 bilhões de ienes em lucro, de acordo com 20 analistas, mostraram dados do Refinitiv.

A Honda cortou seu plano de vendas de veículos para 4,2 milhões de unidades, de 4,85 milhões neste ano comercial, ante 4,5 milhões nos 12 meses anteriores.

Nos últimos três meses até 30 de setembro, a Honda disse que o lucro operacional caiu quase um terço, para 198,9 bilhões de ienes. Esse resultado foi superior à previsão média de 183,5 bilhões com base em estimativas de nove analistas, mostraram os dados do Refinitiv.
Fonte: Alternativa com Reuters