A tradicional festa corporativa de final de ano parece que não será realizada na maioria das empresas, repetindo o mesmo do ano passado
A empresa Tokyo Shoko Research realizou uma pesquisa nacional para saber como ficarão as tradicionais festas de confraternização corporativa de final e começo de ano, chamadas de bonenkai e shinnenkai, respectivamente.No ano anterior, em 2020, 94% das empresas japonesas decidiram não realizar a confraternização por causa da epidemia do novo coronavírus, com mais de 3 mil novos casos diários de infecção naquela época.
Este ano, ainda não se sabe se a epidemia aumentará ou não, apesar de que em outubro os dados mostrem que está controlada. Ainda assim, 70% – média nacional – das empresas responderam que não pretendem realizar o bonenkai.
Na análise por província, Nara lidera com 84%, seguida de Oita com 82%, Tochigi com 81% e Kochi com 80,5%.
Por outro lado, na província de Okinawa, metade das empresas pensa em realizar a festa corporativa, pois o resultado foi de que 49% não pretendem.
A pesquisa foi realizada online, no período de 1.º a 11 de outubro, a qual recebeu respostas de 8.174 empresas de grande, médio e pequeno porte.
Fonte: Portal Mie com TSR