Os motoristas são beneficiados com descontos e acúmulo de pontos, além de agilidade e comodidade
O ETC (Electronic Toll Collection System), ou sistema eletrônico de pagamento de pedágio, foi implantado no Japão de forma experimental em 1997, na estrada Odawara-Atsugi (Kanagawa). A partir de 2001, os equipamentos começaram a ser instalados em todas as rodovias expressas e estradas pagas.
Para usar o serviço, é preciso instalar no carro um kit de aparelho leitor de sinal e antena que se comunica com o pedágio eletrônico. O motorista precisa, ainda, fazer a solicitação de um cartão de ETC, que pode ser pré-pago ou relacionado a um cartão de crédito.
Os leitores podem ser obtidos em estabelecimentos especializados em equipamentos para carros ou lojas virtuais. Quem tem cartão de crédito ou pretende fazer um pode solicitar o cartão de ETC juntamente às operadoras, que fornecem formulários para preencher. O cartão de ETC pré-pago pode ser solicitado nas lojas especializadas ao comprar o leitor.
Um mesmo cartão de ETC pode ser usado em vários carros que tenham o leitor. De forma contrária, um mesmo carro com leitor pode trafegar com cartões de ETC diferentes e as tarifas serão cobradas dos respectivos titulares.
Em 2010, o governo japonês tinha adotado uma medida que deixou a tarifa do pedágio com valor fixo de 1.000 ienes aos sábados, domingos e feriados, independente da distância percorrida, com exceção das regiões metropolitanas de Tóquio e Osaka. Somente portadores de ETC tinham direito ao benefício. O objetivo foi de incentivar as pessoas a viajarem mais para aquecer a economia.
Em fevereiro de 2011, o governo decidiu estender a medida para quem não tinha ETC, estabelecendo uma tarifa única de 2.000 ienes para todos os dias. Porém, todos esses benefícios foram suspensos após o terremoto e tsunami de março, pelo fato do Japão necessitar de recursos financeiros para utilizar na reconstrução das áreas afetadas.
Vantagens do ETC
- Descontos de até 30% nas tarifas de pedágio no Japão inteiro (dependendo do horário e do dia da semana)
- Saídas e entradas exclusivas para portadores de ETC. Por exemplo, há equipamentos instalados em algumas das paradas da rodovia Shin-Tomei (nova Tomei) que permitem ao motorista sair e entrar livremente.
- Agilidade e comodidade ao pagar o pedágio. Os carros não precisam parar nas cabines de cobrança, evitando longos congestionamentos em trechos movimentados ou durante os feriados.
- Acúmulo de pontos que podem ser usados em descontos no pedágio (http://www.smile-etc.jp/).
Descontos no valor do pedágio para usuários de ETC
Manhã e tarde/noite
Para rodovias fora das áreas metropolitanas de Tóquio e Osaka
Dias úteis, das 6h às 9h e das 17h às 20h
Reembolso de 30% a 50% da distância percorrida até 100km, com a condição de ter utilizado as rodovias mais de cinco vezes por mês (é preciso fazer um cadastro no site http://www.smile-etc.jp/)
Sábados, domingos e feriados (até 30 de junho de 2014)
Rodovias fora das áreas metropolitanas de Tóquio e Osaka
Desconto de até 50%, independente da distância percorrida. Depois de 30 de junho, desconto de até 30%
Horário da madrugada
*Da meia-noite às 4h, diariamente (para todas as estradas)
Desconto de até 30%, independente da distância percorrida
* Os horários se referem à entrada ou saída da rodovia. Por exemplo, é possível obter o desconto de 50% do fim de semana mesmo entrando às 23h59 de domingo e saindo na segunda-feira.
Fonte: Alternativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário