A medida se aplica a novos modelos lançados a partir de outubro de 2021
O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão informou que a inspeção de veículos para a obtenção da licença obrigatória (shaken) terá o acréscimo de um novo requesito a partir de 1º de outubro.
Devido ao aumento da adoção de tecnologias avançadas de segurança, como freios automáticos e recursos que impedem o carro de sair de uma faixa na pista, há uma necessidade crescente de verificar eletronicamente essas funções.
Com o avanço da tecnologia de automação veicular, falhas em dispositivos de segurança podem causar acidentes, exigindo inspeções regulares.
A partir de outubro, a inspeção de veículos incluirá um teste OBD (On Board Diagnostic), que verifica o funcionamento de componentes eletrônicos, como freios automáticos e controle de emissões. Se forem detectadas falhas, o carro precisará de reparos para ser aprovado na inspeção, segundo o site especializado em veículos Kuruma no News.
A medida se aplica apenas a novos modelos lançados a partir de outubro de 2021 (para veículos importados, a partir de 2022), com algumas exceções para carros japoneses cuja inspeção está prevista antes de setembro de 2024 e para importados com inspeção prevista para antes de setembro de 2025.
Fonte: Alternativa