quarta-feira, 29 de maio de 2024

Kameyama lança boletim mensal em 10 idiomas através do app

Sendo um app, o Jornalzinho de Kameyama que era em PDF poderá ser visualizado através do smartphone ou tablet

Jornalzinho de Kameyama
Para ficar por dentro das notícias da cidade de Kameyama (Mie), era preciso baixar o Jornalzinho em PDF

A prefeitura resolveu inovar para que todos os residentes estrangeiros possam ler o Jornalzinho de Kameyama, publicado todo o dia 1.º de cada mês, online, através do Catalog Pocket. Essa nova versão começa em junho.

Além do texto original em japonês ser traduzido para 10 idiomas, também suporta leitura automática de voz, incluindo o português.  

Para ver as instruções, como baixar o app e fazer um cadastro rápido, clique aqui. Serve para tablet e smartphone.
Fonte: Portal Mie

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Toshiba anuncia plano de cortar 4.000 empregos no Japão

O objetivo da empresa é aumentar o lucro operacional em cerca de 10 vezes em três anos

Toshiba
A Toshiba anunciou na quinta-feira (16) seu plano de gestão de médio prazo até o ano fiscal de 2027, o que inclui corte de custos e redução de até 4.000 funcionários no Japão, além de investimento dos fundos economizados em áreas de crescimento, informou o jornal Yomiuri.

O objetivo da empresa é aumentar o lucro operacional em cerca de 10 vezes em três anos, mas esse plano é considerado desafiador.

No final do ano passado, a Toshiba se tornou uma empresa não listada na bolsa de valores, sob o controle de um consórcio liderado pelo fundo de investimentos Japan Industrial Partners (JIP). O presidente Taro Shimada destacou que a redução de pessoal é uma decisão difícil, mas necessária para garantir o futuro da empresa.

A meta de reduzir 4.000 funcionários representa 6% dos 66.000 empregados no Japão. A empresa planeja absorver subsidiárias-chave na sede, focando nos departamentos indiretos como administração e contabilidade, oferecendo aposentadoria antecipada para funcionários com mais de 50 anos.

Até o final de setembro de 2025, a sede será transferida de Tóquio para Kawasaki (Kanagawa), visando melhorar a eficiência e reduzir custos. Os recursos economizados serão investidos em áreas como negócios digitais, energia e semicondutores.

Os resultados financeiros recentes da Toshiba são desafiadores, com queda nas vendas e no lucro operacional. O plano de gestão prevê um aumento de 14% nas vendas e uma margem de lucro operacional de 10,1% até 2027, exigindo uma grande eficiência.

No entanto, as áreas de crescimento enfrentam forte concorrência e incertezas tecnológicas. A Toshiba também precisa lidar com a obrigação de reembolsar um empréstimo de 1,4 trilhões de ienes.

Especialistas apontam que a redução de custos levará tempo para mostrar resultados e que os investimentos em energia e semicondutores são significativos, tornando o crescimento um desafio enquanto a dívida é paga.
Fonte: Alternativa