segunda-feira, 17 de julho de 2023

Polícia vai lançar nova unidade para combater golpes contra idosos

Os grupos de criminosos estão centrados na região metropolitana de Tóquio, com vítimas em todo o país

combater golpes contra idosos
Após quadrilhas visarem idosos na prática de seus crimes, a polícia japonesa deverá lançar uma nova unidade baseada na metrópole de Tóquio na próxima Primavera para cuidar especialmente desses casos, noticiou a Kyodo News. 

A expectativa é de que a unidade, que integrará policiais de todo o país, tenha mais membros e um papel maior do que uma equipe existente que foi criada em 2005 para lidar com os chamados casos especiais de fraude.

A nova unidade deverá se responsabilizar pela maior parte da investigação das ocorrências, incluindo o estabelecimento de quais grupos criminosos estão envolvidos nos crimes.

Para se ter uma ideia, em 2022 as perdas decorrentes desse tipo de fraude com idosos no Japão chegaram a 37 bilhões de ienes, aumentando pela primeira vez em oito anos e ressaltando a necessidade de esforços para reprimir esses crimes.

As quadrilhas em geral têm um líder – ou vários – que cumpre o papel de “chamador”, isto é, eles ligam para as vítimas se passando por um filho em situação desesperadora, pedindo a transferência de dinheiro. 

Quando a vítima transfere o dinheiro, em geral grandes quantias, entram em ação os “sacadores”, que retiram o dinheiro em caixas eletrônicos. 

Muitos desses grupos atuam na área de Tóquio, tendo vítimas em todo o país. 
Fonte: Alternativa

terça-feira, 4 de julho de 2023

Japão e Europa vão assinar negócio para aumentar cooperação em semicondutores

A meta é reforçar segurança econômica ao expandir redes de fornecimento para semicondutores, que são fundamentais para competir com a China em tecnologia avançada

semicondutores
O Japão e a União Europeia assinarão um memorando para fortalecer cooperação sobre semicondutores, focando na estabilização de um sistema de alerta antecipado o qual permitirá que eles compartilhem informação prontamente para evitar interrupções nas redes de fornecimento, de acordo com fontes do governo japonês.

A meta é reforçar segurança econômica ao expandir redes de fornecimento para semicondutores, que são fundamentais para competir com a China em tecnologia avançada.

O memorando de entendimento será assinado pelo ministro da Economia, Comércio e Indústria, Yasutoshi Nishimura, e pelo comissário europeu para Mercado Interno, Thierry Breton, no Japão nesta terça-feira (4).

O sistema de alerta previsto é destinado a permitir que o Japão e a União Europeia (UE) tomem ação apropriada em um estágio inicial, compartilhando informação a fim de abrandar interrupções para redes de fornecimento causadas por escassez de materiais relacionados. O sistema será desenvolvido em conjunto.

Semicondutores são indispensáveis para muitos produtos, incluindo computadores pessoais e automóveis.

Entretanto, o Japão depende de importações de Taiwan e de outros países e regiões para cobrir grande parte de sua demanda doméstica.

No Japão, a Rapidus Corp. está visando produzir semicondutores de ponta conhecidos como geração de nanômetro 2. Tais chips poderão ser usados em inteligência artificial e supercomputadores.
Fonte: Portal Mie com Yomiuri