Muitas empresas japonesas foram prejudicadas pelos lockdowns contra a Covid-19 na China
A montadora japonesa Honda considera estabelecer uma cadeia de suprimentos paralela fora da China para reduzir sua dependência do país, informou o jornal Sankei.Muitas grandes empresas japonesas criaram extensos centros de produção na China, mas recentemente foram prejudicadas pelos lockdowns contra a Covid-19 no país. Há também preocupações crescentes sobre o impacto das tensões entre Washington e Pequim.
Quase 40% da produção de automóveis da Honda ocorreu na China no último ano financeiro.
A montadora manterá sua cadeia de suprimentos na China para o mercado doméstico, enquanto constrói uma rede separada para mercados fora da China, disse o Sankei, sem citar como obteve a informação.
Um porta-voz da Honda disse que a reportagem do Sankei não é algo anunciado pela empresa, acrescentando que a companhia está trabalhando na revisão e proteção de riscos em sua cadeia de suprimentos em geral.
"A revisão da cadeia de suprimentos da China e o hedge de risco são elementos que precisam ser considerados, mas não é o mesmo que o objetivo de desacoplar (a cadeia)", disse o porta-voz.
A Mazda, outra montadora japonesa, disse neste mês que pediria a seus fornecedores de peças para aumentar estoques no Japão e produzir componentes fora da China, depois que os lockdowns desestabilizaram a oferta, forçando a suspensão da produção doméstica pela empresa por 11 dias em abril.
Fonte: Alternativa com Reuters