Tóquio e muitas outras províncias pediram aos moradores que fiquem em casa
O feriado de Golden Week começou no Japão nesta quinta-feira (29) com chuva e pouco movimento nas estradas, nos aeroportos e nas estações de trem, retratando os efeitos do estado de emergência em Tóquio, Osaka, Hyogo e Quioto e de medidas especiais em outras províncias para conter os casos de Covid-19.Tóquio e muitas outras províncias pediram aos moradores que fiquem em casa durante o feriado e saiam apenas quando necessário, em meio a um aumento infecções.
Segundo a emissora Nippon Terebi, o movimento nos aeroportos é baixo em comparação ao Golden Week antes da pandemia, mas aumentou em relação ao ano passado, quando o Japão estava sob o primeiro estado de emergência.
De acordo com a companhia ferroviária Japan Railways (JR), a taxa de ocupação dos assentos sem reserva no trem-bala Nozomi, da linha Tokaido Shinkansen, era de 20% a 60% no sentido Tóquio-interior na manhã desta quinta-feira.
As reservas de assentos numerados equivalem a apenas 20% do volume anterior à pandemia no centro e no oeste do país durante o feriado.
No aeroporto de Haneda, em Tóquio, não houve lotação nas plataformas de embarque.
De acordo com as companhias aéreas JAL e ANA, o número de reservas de voos domésticos durante o Golden Week é de apenas 40% em comparação a 2019.
Além disso, não há congestionamentos perceptíveis nas rodovias expressas. As empresas que administram as estradas decidiram não oferecer desconto no pedágio a partir desta quinta-feira até 9 de maio.
Normalmente, motoristas que têm ETC (sistema de pagamento eletrônico de pedágio) instalado no carro desfrutam de um desconto de 30% aos sábados, domingos e feriados.
Fonte: Alternativa