Depois do decreto da declaração de estado de emergência, na terça-feira, os governadores fizeram pronunciamento
Após a declaração de estado de emergência em Tóquio e 6 províncias cada governador fez seu pronunciamento em resposta a esse decreto.
Shizuoka fecha escolas de novo
Em Shizuoka, onde o número de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus subiu para 22 o governador Heita Kawakatsu disse na mesma noite “solicito que tome medidas para evitar completamente o risco de contágio”, mandando mensagem a toda população local. Outro recado foi para as pessoas voltando às suas terras natais, dos 7 locais em estado de emergência “não podemos negar a possibilidade de já estar infectada”.
Em relação às crianças e jovens, decidiu fechar temporariamente as escolas de 11 a 26 deste mês e cada secretaria de educação já emitiu os comunicados.
Para a população de sua província recomendou ações de prevenção como evitar sair sem necessidade e manter o afastamento social.
Home office, aulas online e isolamento social em Mie
O governador de Mie, Eikei Suzuki, também fez pronunciamento para informar que já pediu para a secretaria de educação oferecer aulas online para os alunos da rede pública de ensino no período das escolas fechadas temporariamente.
Pediu aos residentes que se abstenham de ir às 7 províncias em estado de emergência, assim como para Hokkaido, Quioto e a vizinha Aichi. Também solicitou que as pessoas dessas localidades não retornem às suas cidades natais para visitar os familiares e amigos nesse período de 1 mês.
Além disso disse para a população “não sabe onde e quando se infecta, por isso tome ações com isso em mente”, alertando para evitar as saídas sem necessidade.
Para as empresas solicitou empenho em priorizar o home office na medida do possível.
Em Mie o total de casos de infecção continua estável, com 13.
Aumento de pessoas infectadas em Gifu
Até terça-feira o número de casos era de 69, com novos 10 casos. O governador Hajime Furuta também se pronunciou da mesma forma solicitando que famílias, amigos e colegas de trabalho que moram em uma das 7 províncias abstenham-se de voltar a casa, seja em viagens de negócios ou visitas sem necessidade urgente.
Aichi quer ser uma das províncias com declaração de emergência
A província é a quinta em número de pessoas infectadas, com 259, e 21 mortes, até a manhã de quarta-feira, mas foi deixada para trás no decreto.
Takashi Kawamura, o prefeito de Nagoia, logo após o decreto, manifestou desejo de pedir para que sua cidade ou província seja incluída.
O governador Hideaki Omura, disse “não podemos negar que as pessoas venham dessas 7 áreas para suas cidades natais”, temendo o aumento do quadro da disseminação.
Também manifestou a inclusão e pediu à população para evitar visitar as 7 províncias, além dos cuidados de prevenção, incluindo distanciamento social no dia a dia.
Fonte: Portal Mie com CBC TV, Tokai TV, Mie TV, NHK, Gifu Shimbun e Shizuoka Shimbun