A província conta com 5.878 estudantes estrangeiros em escolas japonesas
Com 5.878 crianças estrangeiras matriculadas em escolas japonesas, Aichi é a província que tem o maior número de estudantes que precisam de auxílio no estudo da língua japonesa em todo o país.
Deste número, as crianças brasileiras ocupam o primeiro lugar, com 3.088 estudantes, de acordo com os dados mais recentes de 2012.
Os estudantes filipinos somam 1.041 na província, enquanto que os falantes de espanhol estão em 767, informou o jornal Chunichi nesta quarta-feira.
Para atender aos alunos estrangeiros, o número de professores encarregados em dar aulas de reforço de japonês aumentou em 53 pessoas e foi para 415 profissionais.
As crianças estrangeiras que possuem dificuldade em acompanhar as aulas em japonês passam de duas a três horas por semana em uma classe especial, onde recebem aulas com um nível de compreensão mais fácil.
Além disso, o número de intérpretes que auxiliam as crianças na compreensão das matérias escolares também aumentou. Neste ano, os intérpretes de espanhol foram de dois para cinco, e dois novos assistentes de tagalu (língua filipina) também foram contratados. Os profissionais são enviados para as escolas que solicitam a ajuda.
O número de estudantes de nacionalidades diferentes que pretendem ingressar nas escolas de ensino médio japonesas (koukou) também está aumentando.
Atualmente, o governo de Aichi estuda a possibilidade de ampliar a seleção dos alunos em quatro escolas públicas, na cidade de Komaki, Toyota, Toyohashi e sul de Nagoia.
Como incentivo para a educação na língua japonesa, organizações sem fins lucrativos (NPO), que trabalham na assistência educacional de crianças estrangeiras em idade pré-escolar, contribuem com o governo para cobrir os custos de uma parte das despesas educacionais.
Além disso, escolas, órgãos administrativos, organizações econômicas e NPO’s estão cooperando entre si com reuniões para discutir o progresso da educação em japonês dos estudantes estrangeiros de Aichi.
O objetivo é esquematizar a situação atual dos alunos estrangeiros e buscar soluções para os problemas relacionados ao aprendizado da língua japonesa.
Para aumentar o número de classes de japonês administradas por voluntários, cursos de treinamento também estão sendo promovidos. Em um ambiente educacional, as crianças estrangeiras realizam atividades práticas, como concursos de oratória em língua japonesa.
Fonte: Alternativa