As instalações, localizadas em Oita, produzem energia suficiente para abastecer até 30 mil famílias comuns
A companhia Marubeni informou na quarta-feira que sua subsidiária integral, a Oita Solar Power Corp, iniciou a operação comercial do que é hoje a maior usina solar do Japão, localizada em Oita (capital da província de mesmo nome).
A Oita Solar Power realizou uma cerimônia de inauguração com cerca de 200 convidados, incluindo o governador da província, Katsusada Hirose, e o prefeito de Oita, Ban Kugimiya.
A usina solar tem capacidade de produzir o equivalente a 82,02 megawatts, o maior volume no Japão entre os projetos individuais em um único local. A geração de energia por ano é projetada em 87 milhões de quilowatts-hora, o que corresponde ao consumo anual de 30 mil famílias comuns e à redução de 35 mil toneladas de dióxido de carbono.
A usina tem 340 mil painéis solares em uma área de 105 hectares. A Oita Solar Power vai vender eletricidade para a Kyushu Electric Power por um período de 20 anos.
Na esteira do projeto em Oita, a Marubeni está desenvolvendo outras grandes usinas, incluindo uma de 49 MW na divisa entre Mie e Aichi e uma de 28,3 MW em Miyagi.
A companhia disse que está buscando expandir seu negócio de fontes renováveis, a exemplo das energias eólica, geotérmica e hidrelétrica em pequena e média escala para atender às demandas por mais geração de eletricidade a favor do meio ambiente.
Fonte: Alternativa