Depois de tsunami, surgiram equipamentos para ajudar na sobrevivência. Mesa com amortecedores e comida que esquenta sozinha são novidades.
Um ano depois do terremoto que provocou o tsunami devastador no Japão, uma feira está apresentando novidades para a população se proteger.
Quando o chão balança, cuidado para não cair. Mas se a casa tiver um dos novos equipamentos anti-terremoto, o voluntário quase não sente o tremor. Em uma demonstração na feira, uma garrafa nem se mexe. É que ela está sobre uma mesa com amortecedores que compensam a vibração. A resina plástica gruda e desgruda da mesa facilmente. Mas quando ocorre um tremor, ela parece uma super-cola. Veja no vídeo o simulador: em um terremoto de intensidade 7, os objetos presos com a resina balançam, mas não caem.
Quem mora no Japão precisa ter em casa o chamado kit-terremoto, com itens para sobreviver por até três dias, tempo estimado para chegar socorro. Um dos itens mais importante é comida. Mas não é qualquer uma. Pode faltar gás e eletricidade para fazer o fogão e o microondas funcionarem. A solução: comida que esquenta sozinha. Basta botar os pacotes de comida em um saco plástico com duas substâncias que, ao entrar em contato, provocam uma reação química que faz a temperatura chegar a 95°C. O suficiente para que a comida seja servida no ponto. "E ficou gostosa", disse um homem.
Depois do tsunami de março do ano passado, surgiram mais equipamentos para ajudar a sobreviver a uma onda gigante. Um muro de ferro, que pode chegar a 5m de altura, fecha as ruas para a passagem da água. Funciona automaticamente e é erguido pela própria força da onda. Um colete salva-vidas tem mais proteção principalmente no pescoço, porque as vítimas são jogadas de um lado para o outro. Um sensor e um tubo de gás comprimido fazem o colete se inflar quando a pessoa é coberta pela água.
Na feira, também há uma cápsula feita de uma resina especial para resistir aos choques com muros e árvores. Pode abrigar até quatro pessoas, que ficarão um pouco apertadas. Ela tem um nome sugestivo: Noé, o personagem bíblico que sobreviveu ao dilúvio.
Fonte: Jornal Nacional