quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Número de nascimentos no Japão cai 5,8% e atinge mínima histórica, mostra estimativa

Há também uma previsão de que os casamentos devem voltar a cair no país

nascimentos no Japão
O Instituto de Pesquisas do Japão compilou uma estimativa indicando que o número de crianças nascidas no ano passado no país atingiu uma mínima histórica de 726.000 desde o início das estatísticas, informou a emissora NHK.

Esta estimativa baseia-se nos dados do número de crianças nascidas de janeiro a setembro do ano passado, divulgados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, projetando que o número total de nascimentos no ano seria o mais baixo desde 1899, com uma redução de aproximadamente 40.000 bebês, ou 5.8%, em comparação com o ano anterior.

Além disso, a taxa de fertilidade, que indica o número médio de filhos que uma mulher terá ao longo da vida, provavelmente cairá para cerca de 1,20.

Há também uma previsão de que o número de casamentos, que havia aumentado pela primeira vez em três anos em 2022 para 504.930 casais, diminuiria em 5,8% no ano passado para 476.000, marcando um retorno à tendência de declínio.

Takumi Fujinami, pesquisador sênior do Instituto, analisou que a instabilidade no emprego causada pela pandemia levou algumas pessoas a desistirem ou adiarem o casamento, o que, após dois ou três anos, está impactando o número de nascimentos.

Ele aponta que o aumento do número de mulheres trabalhando não aliviou o fardo doméstico sobre elas, o que pode estar levando a uma hesitação em ter filhos.

Fujinami enfatizou a necessidade de uma mudança de mentalidade para promover a igualdade de gênero no trabalho e em casa, argumentando que as mulheres ainda carregam um fardo desproporcional em casa devido a disparidades salariais e a prevalência de empregos não regulares. Ele acredita que criar um ambiente de trabalho mais inclusivo é essencial para aumentar a taxa de natalidade.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário