quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

‘Bolha dos semicondutores’ agita cidade em Kumamoto

Com a instalação da TSMC em Kikuyo, a cidade está mudando rapidamente e as pessoas estão sendo atraídas pelos salários fora do normal

Taiwan Semiconductor Manufacturing Company
Uma “bolha de semicondutores” surgiu por conta da instalação da indústria Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), na cidade de Kikuyo (Kumamoto), inaugurada em 24 deste mês.  

A primeira das duas fábricas tem 4 andares acima do solo e 2 subterrâneos, com área do tamanho de 4 Tokyo Dome. As instalações são extremamente limpas e o local foi escolhido por causa da qualidade da água.

Afinal, os chips de 12 a 28 nanômetros, voltados para a indústria automobilística e de eletrônicos, requerem limpeza absoluta. São 4 mil semicondutores microscópicos que cabem no tamanho da largura de um único fio de cabelo. No processo de fabricação, o maior inimigo é a poeira e a sujeira. Por isso, a água subterrânea, filtrada, ultrapura, é usada nessa limpeza.

Salários surreais para a pequena cidade 
A cidade de Kikuyo tem uma população de 43.885 pessoas, segundo os dados da prefeitura, fechados em 31 de janeiro deste ano. O salário mínimo da província é de 898 ienes a hora. Mas isso já parece coisa do passado.

Segundo relatos de alguns trabalhadores dessa fábrica, o salário por hora é muito maior do que o mínimo, chegando a pelo menos 2 mil ienes a hora.

Uma mulher que fazia compras em um supermercado contou que seu marido está trabalhando em uma empresa ligada à TSMC e que seu salário quase triplicou. Tanto que encontraram um terreno bom e com preço melhor ainda, de 2 milhões de ienes, na cidade e já compraram para construir a casa.

O salário de um arubaito de auxiliar na cozinha de uma empresa também ligada, passou a ganhar mais de 1,3 mil ienes a hora, sendo que o controlador de materiais está ganhando no mínimo 1,9 mil ienes, o que era inimaginável antes da TSMC começar a construir.

As casas noturnas chamadas de snack estão faturando como nunca e as hostess também estão muito satisfeitas.

Empresas de fora indo para Kikuyo
Há muitas empresas de outras províncias se instalando na cidade para atividades de suporte a TSMC, como uma de Mie, que contratou 150 funcionários e está oferecendo treinamento.

Novas 1,1 mil vagas abriram para diversos níveis na cidade. Os com formação superior e que falam inglês serão treinados em Taiwan, com salários inimagináveis para a cidade. 

Além dos japoneses, inclusive de outras províncias, são esperados os vietnamitas que irão trabalhar nas empresas coligadas ou até na própria TSMC.

Bolha imobiliária e os desafios
Além disso, está ocorrendo um rush para a construção de hotéis e prédios para servir de acomodação e residência aos funcionários da TSMC que já vieram ou ainda estão para chegar de Taiwan. Também das pessoas que chegam de outras províncias. Por isso, os valores dos terrenos já multiplicaram de preço.   

A maior indústria do mundo em semicondutores está agitando o que era uma cidade pacata. Os bancos, os supermercados, comércio, pessoas novas chegando, inclusive de Taiwan, com suas famílias; equipamentos pesados para a construção civil podem ser positivos mas também surgem os desafios.

Por exemplo, é previsto congestionamento de veículos em torno da nova fábrica, escolas para acomodar todas as crianças (incluindo as estrangeiras) que estão chegando, assegurar pessoal qualificado para trabalhar com semicondutores e também na construção civil em ritmo acelerado, sem falar no custo de vida da cidade que já não tem a calmaria de antes.
Fonte: Portal Mie com NHK, JNN, FNN e pref.

Nenhum comentário:

Postar um comentário